
O planejamento para a temporada 2021 iniciou ainda em janeiro e continua em andamento no Remo. A diretoria se movimenta no mercado para montar o elenco que disputará Campeonato Paraense, Série B do Brasileiro e a Copa do Brasil. Muitos jogadores já deixaram o plantel no dia 31 de janeiro, ao término dos contratos, e alguns já foram anunciados em meio a disputa da Copa Verde, mesmo que não possam mais participar do torneio.
CHEGAM
Renan Gorne: com passagem apagada pelo Paysandu em 2018, o atacante esteve as duas últimas temporadas no Confiança. A contratação foi anunciada em 8 de fevereiro.
Thiago Ennes: tem passagem pelas categorias de base de Fluminense e Flamengo e, como Gorne, estava no Confiança. O lateral-direito chega com contrato até o final da temporada.
Anderson Uchôa: o volante assinou pré-contrato com o Remo ainda em janeiro, quando estava no Paysandu. A contratação foi oficializada no dia 1º de fevereiro, quando o vínculo com o rival encerrou.
Wellington Silva: integrante do elenco do Juventude que subiu à Série A, o lateral-direito foi a primeira contratação do Leão para 2021. Chegou a tempo de se inscrito na Copa Verde.
NEGOCIAÇÕES
Albano: destaque da Aparecidense na última Série D, o jovem meia de 23 anos é visto com grande potencial para o setor de criação. O Leão monitora do jogador, mas enfrenta concorrência de outros clubes, entre eles o Goiás.
Reis: formado no Baenão, o meia-atacante fez grande Série B pelo time sergipano, marcou 17 gols em 2020 e chamou a atenção de clubes das Séries A, B e do exterior. A diretoria azulina fez contato com o estafe do jogador em janeiro.
SAÍRAM
Eduardo Ramos: o contrato encerrou no dia 31 de janeiro e não foi renovado.
Tcharlles e Salatiel: peças importantes na campanha do acesso à Série B, estavam apenas emprestados ao Remo e foram obrigados a retornar aos clubes de origem. Tcharlles vai disputar o Paulistão pela Inter de Limeira, mas Salatiel tem situação indefinida no Náutico, segue no radar azulino para a Série B e também foi sondado pelo rival Paysandu.
Charles: o Remo tentou a renovação de contrato para 2021, mas o volante preferiu disputar o Campeonato Paulista pelo São Caetano, de proposta salarial superior - quase o dobro do oferecido pelo clube paraense, de acordo com o próprio presidente azulino. É possível que retorne após o estadual.
Ricardo Luz: outro que estava nos planos no Leão, porém optou por disputar o Paulistão. No Baenão, existe a vontade de tentar o retorno do lateral-direito durante a Série B.
Gilberto Alemão, Dudu Mandai, Gelson, Julio Rusch e Carlos Alberto: os contratos encerraram no dia 31 de janeiro e não foram renovados.
PODE SAIR
Felipe Gedoz: emprestado pelo Nacional-URU, tem contrato com o Leão até dia 28 de fevereiro. A diretoria aguarda posição do clube uruguaio para tentar prolongar o vínculo com o meia, mas o negócio é visto como difícil.
RENOVAÇÕES
Thiago Rodrigues, Mimica, Rafael Jansen, Fredson; Marlon e Lucas Siqueira: tiveram os contratos renovados no dia 29 de janeiro. O novo vínculo é válido até 15 de dezembro de 2021.
Dioguinho: também teve o contrato renovado e ainda recebeu aumento em fevereiro.
Ge.globo.com